sábado, 13 de agosto de 2011

A importância de sentir-se importante

"As maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado." (Thomas Dewey)


A necessidade humana de sentir-se importante é mais forte que necessidades fisiológicas como a de alimentar-se, já que depois de comer deixamos de sentir fome. A necessidade de ser valorizado é mais forte que a de receber amor, pois esta última pode ser satisfeita. É mais forte ainda que a necessidade de segurança, porque, estando a pessoa segura, isso deixa de ser um problema.

Sentir-se importante é uma necessidade humana permanente, é a característica que distingue o ser humano dos animais. É o que faz as pessoas desejarem usar roupas de grife, comprar carros de luxo, obter títulos para exibir na porta ou contar as proezas de seus filhos.

É também a principal motivação para que jovens formem gangues de rua. Alguns chegam a perseguir pessoas e a se tornar assassinos na busca de notoriedade.

Estudos sobre casamento concluíram que o principal motivo que leva as mulheres a abandonar uma relação duradoura não é a violência, a crueldade nem a opressão - é fato de não se sentirem valorizadas.

O desejo de ser reconhecido, de sentir-se importante e valorizado, é extremamente poderoso.

E quanto mais importante você fizer alguém se sentir, mais positiva será a atitude da pessoa em relação a você.

Um comentário:

  1. Muito legal Aneline, mas, cuidado com os direitos autorais garota... faltou você relacionar o texto com a origem do mesmo. Texto extraído do livro Como Conquistar As Pessoas de "Allan & Bárbara Pease "

    ResponderExcluir